HARMONIZAÇÃO OROFACIAL. ESTÉTICA SEM BISTURI.

Sua imagem pessoal pode ser valorizada através de expressões faciais harmônicas, equilibradas e um padrão estético que proporcione bem-estar e segurança em suas relações com o mundo exterior, além de influenciar diretamente sua autoestima.

A Harmonização Orofacial é definida como o conjunto de procedimentos clínicos aplicados na face e seus músculos responsáveis pelas expressões dinâmicas da fisionomia, após criteriosa análise estética, resultando uma percepção visual agradável e que direciona para um conceito estético de equilíbrio e jovialidade.

A Odontologia Estética promoveu grandes avanços na área de Harmonização Orofacial realizando muitas pesquisas e desenvolvendo novas técnicas, resultando uma melhor compreensão multidisciplinar, tornando-se referência para obter harmonia das relações entre a face e os dentes com proporções agradáveis.

Os procedimentos de harmonização realizados pela Odontologia Estética são a aplicação de Toxina Botulínica e preenchimento com Ácido Hialurônico.

Toxina botulínica

Sua função principal é prevenir e suavizar rugas ou linhas de expressão. Além de agregar estética e minimizar as marcas de expressão facial ressaltadas pelo tempo, a aplicação da Toxina Botulínica está também indicada como tratamento coadjuvante do Bruxismo (ação de ranger os dentes) e do Apertamento dentário, pois relaxa e diminui a força exacerbada dos músculos da mastigação.

Ácido Hialurônico

O Ácido Hialurônico é uma substância natural e está presente na camada subcutânea da pele. No processo de envelhecimento o organismo começa a perder essa substância e efeitos indesejáveis começam a ficar evidentes como aparência de flacidez na face, principalmente na região orofacial.

No entanto essa substância pode ser reposta através de procedimentos minimamente invasivos e tem como função o preenchimento de sulcos (como por exemplo o “bigode chinês”) e áreas da face que necessitem de harmonização, corrigindo imperfeições e suavizando os padrões de envelhecimento.

Legislação e pré-requisitos

Os procedimentos da Harmonização Orofacial que podem ser realizados na área de competência da Odontologia são respaldados por legislação regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia, através da lei nº 5.081/66, resolução CFO nº 176/2016.

Os procedimentos devem ser realizados por profissionais habilitados e que tenham amplo conhecimento de áreas básicas como anatomia, fisiologia, farmacologia e áreas avançadas de especialidades estéticas como Análise Estética Facial, Análise Estética do Sorriso, Disfunções Temporomandibulares, dinâmica dos músculos faciais, entre outros.

Todos esses pré-requisitos são fundamentais para gerar expressões faciais harmônicas em equilíbrio à dinâmica do sorriso e estética dental.

Autores: Dra. Margarida Pagani e Dr. Charles Melo

Os comentários estão encerrados.